domingo, 31 de março de 2013

Cinco dicas rápidas e úteis para Excel

Olá pessoal, meu nome é Felipe e trabalho com Excel todos os dias e engano seu pensar que trabalho na área Administrativa da empresa, eu trabalho com Marketing e Excel é essencial na minha profissão, trabalho em uma escola de treinamentos, a Trainning, uma das mais conhecidas e renomeadas do ramo, nela fiz cursos de Excel Avançado e VBA e trago pra vocês algumas dicas rápidas do Excel e que ao final do dia você perceberá que seu dia se tornou muito mais produtivo com esses truques que irei ensinar agora.


1 – Atalho de troca de planilha


É normal trabalharmos com mais de uma planilha aberta no Excel, o que torna excessivamente irritante ficarmos clicando e trocando de planilha a todo o momento, para evitar esse stress, use o atalho CTRL + PageUp e CTRL + PageDown para trocar as planilhas. E você achava que o PageUp e o PageDown eram inúteis né?


2 – Inserir data de hoje


Quando precisamos inserir a data de hoje, geralmente colocamos a seta do mouse no relógio do Windows, vimos à data correta, voltamos pro Excel e digitamos a data, certo? Que tal apertar CTRL + ;? Muito mais rápido e prático!

3 – Soluções de planilhas


Muita gente não conhece essa solução. Vejo pessoas escrevendo algum Relatório manualmente de Despesas simples manualmente sendo que o próprio Excel te dá isso de mão beijada. Clique com o botão direito na planilha, clique em Inserir e troque para a aba Soluções de Planilhas, aqui você tem algumas soluções já prontas. Use-as! Pra quê reinventar a roda?

4 – Identificar conteúdo duplicado de células


Essa dica é sensacional! Vejo por aí muita gente colocando a mão na cabeça e falando que tem que procurar na planilha inteira valores duplicados em todas as células. Resolver esse problema é fácil. Selecione a quantidade de células que queira achar a duplicidade, clique em Formatação Condicional > Realçar Regras das Células > Valores Duplicados. Pronto! Agora você sabe tudo que se repete!

5 – Nomear e encontrar células rapidamente


Pouca gente sabe, mas podemos dar um nome para as células, quando clicamos em alguma célula, por exemplo A2, ali onde fica escrito o A2, você pode dar o nome que quiser. Depois de termos as planilhas com as células nomeadas, podemos apertar F5 que após selecionar o nome, o Excel te deixa na célula que você pediu. Interessante né? Quando temos mais de uma planilha, isso ajuda muito a nossa produtividade.

Gostaram das dicas? Tem dúvidas? Comente!

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