segunda-feira, 11 de março de 2013

Um vulcão cuspindo um relâmpago de lava


volcano_reitze_1280
Relâmpagos ocorrem 40 vezes por segundo na Terra. Eles são os responsáveis pela existência da camada de ozônio que nos protege de perigosos raios solares e, portanto, a vida como conhecemos.
Mas por que isto acontece? Na foto acima você uma erupção de janeiro do vulcão japonês Sakurajima cuspindo bolhas de lava incandescente, ou seja, rocha na forma líquida, e um relâmpago. 
Ainda estamos estudando a causa de relâmpagos em tempestades e nos vulcões a causa é ainda menos clara. Mas sabemos que relâmpagos são uma forma de equilibrar cargas elétricas opostas e uma hipótese afirma que o magma quando é atirado pelo vulcão já tem carga elétrica e o movimento cria estas áreas separadas. 
Outros tipos de relâmpagos vulcânicos podem ser facilitados por colisões da poeira vulcânica que induzem carga elétrica.Vulcões são poderosas e gigantescas armas de destruição de nosso planeta, cuspindo pedra derretida a impressionantes temperaturas, criando gigantescas explosões que atiram rochas enormes a quilômetros de distância e fluxos piroclásticos que podem incinerar cidades inteiras em segundos. Só faltava terem a capacidade de soltar relâmpagos para serem ainda mais amedrontadores.

0 comentários:

Postar um comentário

 

About

Site Info

Inteligente Online Copyright © 2009 Community is Designed by Bie Converted To Community Galleria by Cool Tricks N Tips