segunda-feira, 1 de abril de 2013

10 dicas para cabelos danificados

Tinturas, alisamentos e escovas, quando feitos rotineiramente, danificam as madeixas. Como resultado, os fios perdem brilho, maciez e passam a apresentar um aspecto poroso.
Listamos dez dicas para você revitalizar os cabelos num vapt-vupt e voltar a exibir um visual impecável.

1) O xampu certo

Você deve escolher o xampu de acordo com os fatores que causaram os danos. Cabelos danificados por coloração ou por alisamento requerem xampus especiais para tratar cada um dos problemas. Se o cabelo estiver só um pouco ressecado, o uso de um xampu hidratante é o suficiente.

2) Cuidados na lavagem

Cabelos sensibilizados devem ser limpos com um intervalo de pelo menos dois dias e sempre com água morna. Banhos muito quentes retiram a camada de gordura que protege os fios. 

3) Detox capilar

Hoje em dia, os salões não iniciam tratamentos nutritivos e reparadores sem antes desintoxicar o couro cabeludo. Há, no mercado profissional, kits de produtos específicos, que removem as impurezas. Eles devem ser aplicados antes mesmo do xampu. Esfoliantes de couro cabeludo agem da mesma maneira e também podem ser usados esporadicamente, para potencializar o efeito dos demais cosméticos.

4) Ingredientes poderosos

Óleos essenciais, aminoácidos, vitaminas e silicones são ingredientes que devem estar na fórmula de um produto destinado à reparação dos fios. Os produtos de linha profissional são geralmente são mais eficientes.

5) Hidratação potencializada

Para turbinar o resultado da hidratação, adicione óleo de tratamento à máscara escolhida. 

6) Escovas e pentes

Pentes de osso ou de madeira são os mais indicados e devem ter dentes com espaçamento de, no mínimo, quatro milímetros. Escovas largas, do tipo raquete, também estão liberadas, desde que tenham cerdas moles e proteção nas pontas, para diminuir o atrito na escovação. 

7) Chapas e secadores

Não é novidade que estes dois aparelhos são prejudiciais à saúde do cabelo e devem ser evitados ao máximo, principalmente durante o processo de reparação capilar. "As chapinhas são as mais agressivas, especialmente as de alumínio, que aquecem mais que as de cerâmica", informa Angelo. Quando for imprescindível alisar os fios, prefira o secador, e só use após a aplicação de protetor térmico, a uma distância de 30 centímetros das mechas.

8) Corte que funciona

Quando os danos concentram-se nas pontas, um bom corte pode fazer milagres. "O corte não ajuda o cabelo a crescer mais forte, isso é mito, mas é válido se puder retirar a parte danificada como um todo", diz Bedin. O ideal é cortar a maior quantidade possível das áreas sem chance de reparação. "O mais indicado é o corte desfiado, que ajuda a eliminar a densidade do fio. Repicar não é tão bom porque acaba destacando as pontas danificadas", recomenda Glöe.

9) Leave-in sob medida

Cabelos finos combinam com a versão em spray, que deve ser borrifada no comprimento e nas pontas. Já nos fios médios, vale usar os condicionadores mais cremosos e aplicar a quantidade equivalente ao tamanho de uma noz. Já os cabelos grossos ficam mais bem cuidados com as versões em óleo e, neste caso, a quantidade deve variar entre o tamanho de uma moeda de R$ 0,50 ou R$ 1, de acordo com o comprimento. 

10) Receitas caseiras

Preparar máscaras de tratamento em casa ainda é uma das maneiras de lutar contra o ressecamento excessivo. Faça uma máscara de abacate usando metade da fruta e uma clara de ovo. Aplique no cabelo limpo e molhado, deixe de 20 a 40 minutos, e enxague bem.

0 comentários:

Postar um comentário

 

About

Site Info

Inteligente Online Copyright © 2009 Community is Designed by Bie Converted To Community Galleria by Cool Tricks N Tips