terça-feira, 2 de abril de 2013

Os 8 alimentos mais contaminados por agrotóxicos

A quantidade média de agrotóxicos nos alimentos varia de acordo com o estado. Esses dados são de 2010 e foram analisados 3.130 amostras de alimentos coletados no Brasil inteiro.

Segundo a ANVISA, os alimentos mais afetados com agrotóxico são:

1. Pimentão
2. Uva
3. Pepino
4. Morango
5. Tomate
6. Abacaxi
7. Mamão
8. Alface

Grande parte dos resíduos de agrotóxicos são eliminados quando descascamos o alimento e/ou o cozinhamos. Assim, o maior cuidado deve ser com aqueles alimentos que consumimos crus e com casca.

Deixar os alimentos de molho (por pelo menos 20 minutos) em uma solução de bicarbonato de sódio e água (1 colher de sopa de bicarbonato para 1 litro d’água) é eficaz para a redução de resíduos. Pode-se também optar pela água sanitária. Alimentos como cenoura, tomate, beterraba e frutas, podem ser lavados com esponja e sabão. Lave com água corrente as partes onde há pequenos buracos (é lá que se acumulam mais resíduos, poeira e sujeira), e retire as primeiras folhas da alface e do repolho.

Essas medidas não eliminam totalmente o agrotóxico. Se o pesticida foi usado logo no plantio, tende a ficar dentro dos frutos. Mas a lavagem ajuda a diminuir a quantidade presente.

0 comentários:

Postar um comentário

 

About

Site Info

Inteligente Online Copyright © 2009 Community is Designed by Bie Converted To Community Galleria by Cool Tricks N Tips